O domingo (21) foi marcado por um momento histórico para Campos Altos/MG: o empresário José Maria de Oliveira, conhecido como Marimbondo, recebeu a Medalha da Inconfidência das mãos do governador Romeu Zema (Novo), em Ouro Preto/MG. A medalha, concedida durante a Semana da Inconfidência Mineira, reconhece o trabalho incansável de Marimbondo em levar o nome do café Campos Altos e Minas Gerais para o mundo. A medalha é a mais alta comenda de Minas Gerais.
A indicação de Marimbondo para a Medalha da Inconfidência partiu do próprio governador Romeu Zema, que destacou a importância do empresário para o desenvolvimento do estado.
Fundador do Café Campos Altos, Zé Maria, fez a empresa se tornar referência na produção de cafés especiais, exportando para diversos países. Um dos momentos mais marcantes da trajetória de Marimbondo foi quando seu café foi entregue ao Papa Francisco.
Mais homenageados
Além de Marimbondo, outro campos-altense também recebeu a honraria durante a Semana da Inconfidência Mineira: Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, que atua no mercado de peças de reposição seminovas para caminhões de linha pesada. Rufino nasceu em Campos Altos, mas cresceu em São Paulo. Ele foi catador de lixo.
Medalha da Inconfidência
A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é entregue, tradicionalmente, todo 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.
Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, e a data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade.
Neste ano, foram agraciadas 171 pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
Assista:
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.